Notícias

noticias_principal

20/09/2024

Setembro Amarelo - Apoie quem precisa! Busque apoio quando precisar!

"Se precisar, peça ajuda" esse é o lema da campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo incentivar os cuidados com a saúde mental, conscientizando a sociedade sobre a valorização da vida. Um pouco mais de atenção e acolhimento ao próximo faz muita diferença.

Observe, acontece com você ou alguem próximo as seguintes características?
- mudança marcante de hábitos, comportamentos;
- desânimo, perda de interesse por atividades que antes gostava;
- queda no desempenho escolar ou no trabalho;
- dificuldades relacionadas ao sono e/ou alimentação;
- angústia persistente;
- pensamentos negativos e autodepreciativos.

Se sim, você deve pedir ajuda! Quando fica pesado demais suportar sozinho, a melhor solução é dividir com alguém, preferencialmente um profissional da área da psicologia e/ou psiquiatria, estes habilitados para tratar de questões psíquicas e mentais.

Não tenha vergonha de pedir ajuda!

Falar sobre suicídio requer cuidado, carinho e amor por todas as pessoas e pela vida. Há uma responsabilidade coletiva para este tema que hoje é uma das 10 principais causas de mortalidade no mundo. Uma das principais causas de suicídio é a depressão, que é um dos maiores problemas de saúde pública mundial da atualidade, sendo uma das principais causas de incapacitação ao longo da vida.

E aqui falamos nesse assunto como forma de prevenção, ficar atentos aos sinais de alerta. Esqueça aquele senso comum de quem quer se matar não avisa; avisa sim e dá vários sinais, o sentir é particular então, não banalize a dor do outro, e se você estiver passando por isso, procure apoio! O melhor caminho para ajudar alguém é conversar de forma franca e amigável, acolher, buscar entender o que ela precisa, na dúvida do que falar para uma pessoa com indícios de suicídio, esteja presente e apenas ouça, ouvir é uma forma de ajudar!

Ter capacidade de observar os sinais de que uma pessoa não está bem, escutar, oferecer ajuda, ter empatia, observar mais quem está a nossa volta e mais, como estão as pessoas que estão a nossa volta - isso precisamos fazer todos os dias, o ano inteiro, assim conseguiremos aumentar o cuidado com a saúde mental e a valorização da vida.

Você não está sozinho e enquanto houver vida tudo é possível!

 

Dilene Miriam Nordio
Psicóloga - CRP 12/07476

 

Se necessário peça ajuda - 188 Centro de Valorização da Vida (CVV)

Todos os direitos reservados - Plass

desenvolvido